PARA 9o ANO- DESAFIO!!!!(JUNHO)

Poluição e Desequilíbrios Ambientais

01) (FGV-SP) Assinale a alternativa errada:
a) A água, além de poluída por dejetos industriais e esgotos, pode também ser poluída pela agricultura.
b) A poluição da água com substâncias não biodegradáveis pode perturbar todo o equilíbrio ecológico de uma região.
c) A poluição atmosférica se dá não só pela indústria, mas também pela circulação de carros e ônibus.
d) A inversão térmica, que tem ocasionado problemas de saúde em áreas industriais, é ocasionada pela poluição atmosférica.
e) A inversão térmica, que tem ocasionado problemas de saúde em áreas industriais, agrava a poluição atmosférica.

02) (FGV/JULHO-2000) A queima de combustíveis fósseis eleva as concentrações de SO 2 e CO 2 na atmosfera, que causam, respectivamente, os seguintes efeitos:
a) Efeito estufa e aumento da temperatura da atmosfera.
b) Chuva ácida e efeito estufa.
c) Degradação da camada de ozônio e efeito estufa.
d) Degradação da camada de ozônio e chuva ácida.
e) Chuva ácida e câncer de pele. 

03) (UFES) A utilização de pesticidas pelo homem:
I - provoca a destruição de numerosas espécies úteis ou indiferentes e o empobrecimento dos ecossistemas;
II - é o único recurso disponível para o controle de pragas na agricultura;
III - leva ao aparecimento de espécies resistentes, que são cada vez mais difíceis de eliminar;
IV - é uma das maneiras de eliminar pragas sem alterar o equilíbrio ecológico, uma vez que os pesticidas atuam diretamente sobre os organismos que se desejam eliminar.
Assinale:
a) se I e II forem corretas.
b) se I e III forem corretas.
c) se II e IV forem corretas.
d) se I, III e IV forem corretas.
e) se I, II e IV forem corretas.
04) (FUNREI-98) O efeito estufa consiste no aquecimento anormal do planeta nas últimas décadas, devido a uma maior retenção atmosférica do calor solar absorvido na sua superfície terrestre. Atividades típicas da Era Industrial são consideradas as causas mais prováveis. No efeito estufa, o calor encontra maior dificuldade para se irradiar para fora do planeta devido:
a) À redução da concentração do N2 atmosférico, fixado industrialmente na produção de fertilizantes químicos.
b) À redução da camada de ozônio, resultante principalmente da emissão dos gases CFCs (clorofluorcarbonos) na atmosfera.
c) Ao aumento da concentração de SO2 atmosférico e da chuva ácida, provocados pela emissão de gases nos escapamentos dos automóveis e chaminés de indústrias.
d) Ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica. 

05) (UNIRIO) A imprensa tem noticiado diversos acidentes como o mostrado abaixo. A poluição marinha por derramamento de petróleo pode causar, entre outros, o seguinte problema imediato:

a) concentração de substâncias tóxicas ao longo da cadeia alimentar.
b) crescimento do zooplâncton devido à diminuição dos produtores.
c) superpopulação dos microorganismos que atacam o petróleo.
d) perturbação da atividade fotossintética do fitoplâncton.
e) aumento da difusão do oxigênio do mar para o ar.




06) (PUC-MG/2000) A contaminação das águas apresenta conseqüências devastadoras. Um terço da humanidade vive em estado contínuo de doença ou debilidade como resultado da impureza das águas. O excesso de nutrientes nas águas, provocando desequilíbrio nos ecossistemas, é denominado de:
a) efeito estufa                            d) eutrofização
b) inversão térmica                       e) compostagem
c) amonificação
07) (CESESP-PE) O homem moderno tem provocado freqüentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição, com riscos para os seres vivos e em especial para o homem. A respeito desses poluentes podemos afirmar que:
a) o esgoto doméstico é prejudicial aos rios, fundamentalmente devido à presença exagerada de detergentes não-biodegradáveis.
b) a radiação nuclear pode trazer complicações à saúde, mas só é letal em caso de explosão de bomba atômica.
c) os metais pesados, como o mercúrio e o cobre, são resíduos industriais que podem ser concentrados na cadeia alimentar, prejudicando sobretudo os últimos níveis tróficos.
d) os pesticidas usados na agricultura, embora sejam considerados poluentes devido à sua alta toxidade, não apresentam efeito residual.
e) o monóxido de carbono, produzido na queima de cigarros e pelos motores a gasolina, tem como principal efeito a formação de oxi-hemoglobina no sangue.

 08) (UNICAMP-SP) Com freqüência, ouvimos em noticiários de televisão que determinada reserva florestal está em chamas e que o incêndio é incontrolável. Geralmente, grandes extensões da reserva são danificadas, numerosos indivíduos de espécies vegetais e animais morrem, sendo que algumas espécies correm perigo de extinção. Além desses efeitos imediatos, indique um problema a médio ou a longo prazo decorrente das queimadas e analise suas conseqüências.
09) (FUVEST) Quando se derruba a cobertura vegetal de uma floresta tropical para plantar em seu lugar culturas anuais, o solo mantém sua fertilidade natural por poucos anos. Como se pode explicar esse fato? 

10) (UFGO) Quais os resultados possíveis decorrentes do uso indiscriminado de herbicidas na agricultura?