1o Ano IMF - Lista de exercícios


SE LIGA TU TATU NOS EXERCÍCIOS ABAIXO:

1) Um jovem estudante tinha o hábito de observar os fenômenos que lhe cercavam, fazendo sobre eles uma análise crítica para, em seguida, formular uma pergunta, no sentido de desvendar algum fato que ocorria. Diversas respostas eram elaboradas, tentando responder seu questionamento. Considerando que descrevemos as primeiras etapas de um método científico, responda: como seriam denominadas as respostas tentando elucidar o fato observado pelo estudante?

a) Hipótese.
b) Experimentação.
c) Teoria.
d) Dedução.
2) São organismos procariontes:

a) vírus e bactérias;
b) vírus e cianofíceas;
c) bactérias e cianofíceas;
d) bactérias e fungos;
e) todos os unicelulares.

3) Responda:
a) Quais as diferenças existentes entre células
procariotas e eucariotas quanto ao núcleo e
ao citoplasma?
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4) No texto a seguir, reproduzido do livro Des­cobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts, algumas frases referentes a etapas importantes na cons­trução do conhecimento científico foram destacadas e precedidas por um numeral romano.
"Em 1889, em Estrasburgo, enquanto estudavam a fun­ção do pâncreas na digestão, Merling e Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assis­tente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o gran­de número de moscas voando ao redor da urina daquele cão.
(I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresenta­va excesso de açúcar.
(II) Açúcar na urina é um sinal co­mum de diabetes. Von Merling e Minkowski perceberam que estavam ven­do pela primeira vez a evidência da produção experimen­tal de diabetes em um animal.
(III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a rela­ção entre esse órgão e o diabetes. [...]
Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de Medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, na Universi­dade de Toronto. Eles extraíram a secreção do pâncreas de cães.
(IV) Quando injetavam os extratos [secreção do pâncreas} nos cães tomados diabéticos pela remoção de seus pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães vol­tava ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar."
A alternativa que identifica corretamente as frases grifa­das com as etapas de construção do conhecimento científico é:

I

II

III

IV

a)
Hipótese

Teste da hipótese

Fato

Observação

b)
Fato

Teoria

Observação

Teste da hipótese

c)
Observação

Hipótese

Fato

Teste da hipótese

d)
Observação

Fato

Teoria

Hipótese

e)
Observação
Fato
Hipótese
Teste da hipótese

5 ) O tema "teoria da evolução" tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da Améri­ca, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo "teoria", que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciên­cia, teoria é: (Circule a opção correta)
a) sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer pre­visões sobre eles.
b) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
c) uma idéia sem base em observação e experimenta­ção, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
d) uma idéia apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, per­mitindo fazer previsões sobre eles.
e) uma idéia apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável.

6 ) O que significa o termo autotrófico? Dê exemplos de seres autotróficos.

7 ) A fotossíntese é uma reação anabólica ou catabólica? Justifique.





8 ) Por que só os animais possuem sensibilidade?





9 ) Leia com atenção o texto a seguir:
“As pessoas diabéticas têm um problema de
funcionamento do pâncreas, que produz pouca
ou nenhuma insulina, hormônio relacionado ao
metabolismo dos açúcares. No diabético, a
glicose presente no sangue atravessa a
membrana plasmática com dificuldade; dessa
forma, as mitocôndrias ficam privadas do
açúcar necessário ao seu funcionamento e
acabam por queimar outras substâncias
celulares para a obtenção de energia”.
Os termos em negrito no texto correspondem,
respectivamente, aos seguintes níveis de
organização em biologia:
a) sistema, molécula, tecido, célula, orgânulo.
b) órgão, molécula, tecido, orgânulo, orgânulo.
c) órgão, orgânulo, sistema, molécula, tecido.
d) orgânulo, molécula, sistema, órgão, órgão.
e) tecido, molécula, sistema, célula, orgânulo.


10 ) U.E. Ponta Grossa-PR Sobre as
características gerais dos seres vivos,
assinale o que for correto.

01. Todos os seres vivos respondem a
estímulos físicos e químicos do ambiente
em que vivem.
02. Todos os seres vivos têm a capacidade de
crescer.
04. Todos os seres vivos podem se reproduzir.
08. Todos os seres vivos são constituídos por
uma ou mais células.
16. O conteúdo celular de um ser vivo está em
constante movimento.

Dê como resposta a soma das alternativas
corretas.

11. UFCE A célula é a unidade básica dos seres
vivos, existindo seres uni ou pluricelulares.
Utilizando-se a classificação de Whittaker
(1969), que considera as algas
multicelulares como plantas, associe
corretamente os reinos com a constituição
celular de seus representantes, relacionando
as duas colunas.
REINO
(1) Reino Monera
(2) Reino Protista
(3) Reino Fungi
(4) Reino Plantae
(5) Reino Animalia
REPRESENTANTES
(a) seus representantes são todos unicelulares
(b) seus representantes são todos
multicelulares
(c) seus representantes podem ser uni ou
pluricelulares
A seqüência correta das associações é:
a) 1a, 2a, 3c, 4b, 5b.
b) 1a, 2a, 3a, 4b , 5b.
c) 1c, 2b, 3a, 4c, 5c.
d) 1a, 2a, 3b, 4c, 5c
e) 1c, 2c, 3c, 4b, 5b

12. (UNICAMP-SP) Em 1953, Miller e Urey
realizaram experimentos simulando as
condições da Terra primitiva: supostamente
altas temperaturas e atmosfera composta
pelos gases metano, amônia, hidrogênio e
vapor d’água, sujeita a descargas elétricas
intensas. A figura abaixo representa o
aparato utilizado por Miller e Urey em seus
experimentos.
a) Qual a hipótese testada por Miller e Urey
neste experimento?
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13. (Fesp/Itabuna-BA) A figura a seguir representa a experiência de Redi.
http://www.ufmt.br/bionet/dicas/15.07.04/exp_re14.jpg

Redi colocou, dentro de recipientes, substâncias orgânicas que entrassem em decomposição. Alguns dos recipientes foram cobertos com uma gaze (os da direita) e os outros deixados descobertos (os da esquerda). Ele demonstrou que as larvas da carne podre desenvolveram-se de ovos de moscas e não da transformação da carne. Os resultados desta experiência fortaleceram a teoria sobra a origem da vida , denominada:

a) hipótese autotrófica   b) hipótese heterotrófica
c) geração espontânea   d) abiogênese
e) biogênese